Realizado desde 2008, o Projeto, que conta com incentivo da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, é uma iniciativa voltada para a inclusão social de pacientes com esquizofrenia por meio da arte. Reforça a importância dos vínculos sociais, necessários para a convivência em família, em grupo e na sociedade.

As oficinas são realizadas em hospitais e clínicas médicas do Brasil todo, sempre com o acompanhamento e orientação de uma arteterapeuta. As melhores pinturas, poesias e desenhos dão origem a um livro de arte e a uma exposição, que já aconteceu no Museu de Imagens do Inconsciente, no Memorial da América Latina, no Metrô de São Paulo e no MUBE.

A escolha é feita por uma comissão julgadora, formada por grandes nomes da medicina, da arte, da literatura e da filosofia brasileira. Já foi vencedor de três prêmios Caio, em 2012 (duas vezes) e em 2009, e do Prêmio Lupa de Ouro, como Campanha Institucional.

O Instituto Lado a Lado pela Vida já está com a mão na massa para realizar a 7ª edição do Concurso Nacional do Arte de Viver. O projeto está em desenvolvimento e depois passará por todas as fases de aprovação. Em breve, descobriremos novas histórias e artistas por todo o Brasil.