Esquizofrenia: saiba mais sobre ela!

Crônica, a doença dificulta a distinção de experiências reais e imaginárias

A esquizofrenia é uma doença psiquiátrica que afeta o raciocínio lógico, as respostas e o convívio diário. Como principal característica de um paciente esquizofrênico, destaca-se a perda da sensibilidade sobre o que é real e imaginário, que pode ser acompanhada de episódios de alucinações e delírios; como escutar vozes que ninguém mais ouve e ter a sensação de sempre ser perseguido.

Ainda não existem causas definidas para o desenvolvimento da esquizofrenia, mas a combinação de fatores genéticos é uma das questões que envolvem o surgimento deste distúrbio em alguns pacientes.

O diagnóstico da doença é feito pelo psiquiatra com base em entrevistas com o paciente, familiares e amigos próximos. Alguns exames de imagem, como tomografias e ressonância magnética, além de exames de sangue, podem ajudar a eliminar doenças que tenham sintomas parecidos com a esquizofrenia, como epilepsia e transtorno bipolar.

Pessoas nesta condição precisam de tratamento para a vida toda. O cuidado é feito com base em medicamentos e terapias psicossociais, que ajudam no controle da esquizofrenia para melhorar a qualidade de vida e relacionamento do paciente.

Pacientes esquizofrênicos que não seguem o tratamento adequadamente podem ter complicações como:

Autolesão

Crises de fobia e ansiedade

Conflitos familiares

Isolamento Social

Agressividade