Transtorno Bipolar

Alteração de humor é característica de quem é portador de transtorno bipolar

As oscilações podem acontecer com muito ou pouca frequência

O transtorno bipolar é uma doença que altera o humor do paciente em períodos de extrema irritação e estresse. Pacientes nesta condição apresentam modificações na maneira de pensar e agir, que podem ser rápidas e acontecer com muita ou pouca frequência.

Outro sinal de crises é a compulsividade por compras e comportamento extravagante que não fazem parte da conduta do paciente.

Existem três tipos de transtorno bipolar:

Tipo 1: quando o paciente apresenta episódios de depressão profunda.

Tipo 2: paciente que apresenta períodos de energia e impulsividade com muita intensidade e essas situações se revezam com crises de depressão.

Tipo 3: forma mais leve de demonstração da doença. Apresenta alterações no humor em escalas não graves.

Entre os fatores de risco para o desenvolvimento da doença, destacam-se a vivência em estresse intenso e contínuo, histórico familiar da doença e traumas de experiências vividas em outras fases da vida.

Pacientes com transtorno bipolar precisam de tratamento para não atingirem um estado depressivo, que pode trazer complicações para o diagnóstico e qualidade de vida.

O tratamento não é, necessariamente, para a vida toda, porém, pode durar por anos. A medida de controle acontece por meio de medicação controlada de uso diário e acompanhamento de profissionais terapêuticos, psicólogos e psiquiatras.